22
02
2022

Nutella saudável é possível?

A Nutella é um alimento considerado  extremamente saboroso em várias partes do mundo, mas embora contenha avelã, a ideia de que Nutella é saudável passa bem longe da realidade. Porém, o problema principal está no consumo exagerado deste produto por conter alguns ingredientes como açúcar e óleo de palma. A Nutella tem um sabor intenso a avelãs, mas as avelãs representam apenas 13% dos ingredientes. O açúcar e o óleo de palma, por outro lado, são os principais ingredientes da Nutella. Às nozes, segue-se o leite em pó, cacau com baixo teor de gordura, lecitinas de soja e baunilha para o aroma.

O problema deste alimento reside no açúcar e  óleo de palma que está comprovado ter um impacto negativo na  saúde e no meio ambiente. O consumo excessivo de açúcar foi associado a uma variedade de doenças e condições crónicas, incluindo as doenças cardíacas, doenças hepáticas, declínio cognitivo e até alguns tipos de cancro. Além de poder ficar com excesso de peso, a hipertensão e diabetes são as consequências mais comuns. Tudo isto, por sua vez, pode levar à arteriosclerose: uma alteração estrutural nos vasos sanguíneos devido a depósitos de gordura, também conhecidas como placas. Isto faz com que os vasos sanguíneos fiquem mais estreitos, originando um distúrbio circulatório. O risco de sofrer um ataque cardíaco ou derrame aumenta exponencialmente.

A American Heart Association recomenda que mulheres e crianças consumam não mais do que 6 colheres de chá (25 gramas) de açúcar adicionado por dia, enquanto os homens devem limitar sua ingestão a 9 colheres de chá (38 gramas).

Por esses motivos, os alimentos com grandes quantidades de açúcar adicionado, como a Nutella, devem ser evitados. Comer uma ou duas porções todos os dias pode levar ao aumento de peso ao longo do tempo, especialmente em crianças contribuindo para um aumento exponencial da obesidade infantil.

Por isso, siga a sugestão do nosso departamento de nutricoaching e experimente esta receita saudável e alternativa á nutella.

Receita de  Nutella sem gluten e sem lacticínios

Ingredientes:
  • 50 gramas de avelãs torradas e sem pele;
  • 200 mililitros de óleo de coco líquido;
  • 50 gramas de manteiga de coco ou de manteiga de cacau ;
  •  Quatro colheres de sopa de cacau cru;
  •  Uma colher de sopa de mel;
Preparação:
  1. Comece por pôr as avelãs num recipiente e junte metade do óleo de coco. Depois, triture com a varinha mágica até os frutos secos ficarem totalmente desfeitos. Adicione os restantes ingredientes e use novamente a varinha mágica até obter um líquido cremoso.
  2. Em seguida, leve ao frigorífico até solidificar, retire e volte a usar a varinha mágica. Ficará com uma pasta super cremosa. Pode guardar num frasco à temperatura ambiente – no verão coloque no frigorífico e retire 15 a 20 minutos antes de utilizar.

Bom apetite!

Comentário
0

Leave a reply

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Seg a Sexta7:00 – 22:30
Sábado9:00 – 21:00
Domingo10:00 – 18:00
Feriado10:00 – 18:00

Todas as atividades encerram 30 minutos antes da hora de fecho.

Contacte o Clube

Morada: Parque Eduardo VII, 1070-099 Lisboa

email: marketing@clubevii.com
tel.: 808 277 288