
7 rotinas que trazem felicidade
Num mundo que não fica parado é importante saber abrandar e encontrar forma de ter, a cada dia, momentos que nos fazem felizes.
Corremos atrás das últimas tendências, do consumo e do ter, acreditando que é isto que nos conduzirá a um estado de contentamento. Mas, para as pessoas felizes, o segredo está nos hábitos e rotinas que se vivem. O segredo está em ser, não em ter.
Aqui reunimos as sete coisas que as pessoas mais felizes fazem regularmente, misturando tendências modernas com sabedoria antiga para criar uma receita para uma vida não só plena como plenamente feliz.
1 Saber desligar: A prática de meditação e mindfulness é indispensável para centrar e encontrar o foco. A ciência moderna re-descobriu o poder da meditação e é cada vez mais um recurso de quem não tem tempo a perder. Incorporar este poder de desligar o mundo exterior e ligar-se ao que mais importa, transforma as rotinas diárias e ajuda a gerir o stress e a melhorar a concentração. Encontrar um refúgio que facilita esta tarefa de deixar os problemas lá fora, ajuda a criar a rotina de desligar. As aulas de Yoga do seu Clube podem ser uma boa solução para garantir a regularidade da prática e dos seus resultados positivos.
2 Cultivar a Gratidão: Os antigos estóicos enfatizavam a importância da gratidão. Acreditavam que apreciar o que se tem era a chave para a satisfação duradoura e as pessoas mais felizes hoje seguem este conselho, escolhendo focar na abundância em vez da escassez. Mas como transformar a gratidão num hábito?
A sugestão é que tome diariamente nota das pessoas, situações ou momentos que nos enchem de gratidão. Pode ser um apontamento escrito, uma nota mental ou até um uso positivo das redes sociais com uma palavra e uma imagem pela qual agradecemos nesse dia.
É uma forma de escolher olhar para o lado positivo do dia a dia. Um hábito que cria raízes e que tem efeitos benéficos para corpo e mente.
3 Cultivar as boas relações: Rever as relações tóxicas é uma tendência cada vez mais popular. A importância para a saúde mental e para o bem-estar de escolher estar com as pessoas que nos fazem sentir bem, e reduzir ao mínimo (quando não mesmo eliminar) o contacto com quem nos traz para baixo. Esta é uma gestão muito pessoal, mas há formas de ter sempre alguém no seu campo, a torcer por si. Reserve tempo para os amigos, para a convivência regular. Uma partida de ténis ou uma aula de dança podem ser momentos positivos de partilha e diversão. As boas relações são aquelas que ajudam a que vá mais longe em direção aos seus objetivos. Por isso, contar com um agente de motivação, inspiração e informação, como um personal trainer regular, pode ser uma boa opção para ter mais optimismo e actividade na sua rotina.
4 Mais natureza: Todos os contactos que temos com ar puro, espaços abertos e natureza são positivos a um nível que pode nem ser imediatamente perceptível, mas de que mente e corpo beneficiam. O banho de floresta, ou shinrin-yoku, é uma tendência cada vez mais procurada, sobretudo para quem vive na cidade. É um momento de encontrar refúgio na tranquilidade da floresta ou do parque, aproveitando ao máximo o potencial de cura da natureza, a felicidade e serenidade que trazem os ambientes naturais. No seu clube, em pleno Parque Eduardo VII, pode viver esta experiência como parte dos seus horários habituais, fazendo desta ligação ao coração verde da cidade, um aspeto muito positivo da sua vida e parte das suas rotinas.
5 Bem-estar em estado líquido: Água é vida e o meio aquático é absolutamente benéfico para a saúde e bem-estar. Seja na piscina ou no mar, a água purifica, liberta e traz energia positiva. Quando criamos o hábito de ter a água como parte no nosso estilo de vida, seja em aulas de grupo ou até mesmo em momentos de terapias de beleza e bem-estar, estamos a criar hábitos que nos fazem mais felizes.
6 Desafiar e aprender: As pessoas que se superam vivem momentos de orgulho e euforia que as tornam mais felizes. Por isso é importante definir metas e trabalhar para as superar, mas também trazer novas propostas para a mesa. Só assim se descobrem as novas paixões e se podem celebrar as pequenas conquistas de cada dia. Este fenómeno acontece com muita facilidade no desporto e fitness. Pode ser aquela corrida de passadeira que já foi mais rápida e durou mais tempo, pode ser o treino de CrossFit que ultrapassa a nossa marca. Pode ser o conquistar de uma nova asana do Yoga. Há sempre uma evolução e um progresso que, se o soubermos celebrar, nos traz mais felicidade de forma regular. Além disso, o exercício físico e a sua prática como parte das rotinas, estão comprovadamente associados à redução do stresse, ansiedade e problemas de saúde mental e, claro, física. A libertação de endorfinas e dopamina, as hormonas da felicidade, que ocorre com a prática de desporto e exercício físico, são o auge do bem-estar que se consegue de forma absolutamente saudável e natural.
7 Dar prioridade às relações humanas: Fazer parte de uma comunidade onde é reconhecido, apreciado e onde se sente confortável e em casa, é um dos melhores contributos para uma tranquila e gratificante sensação de felicidade. Basta um sorriso, uma pequena conversa e um momento de partilha para que o dia fique melhor.