27
10
2021

ABACATE! Conheça um pouco mais sobre este pseudofruto

Se for um individuo que costuma estar atento as redes sociais e noticias, deve ter notado um aumento de artigos, posts e receitas sobre o abacate. É verdade atualmente está na moda, mas porquê todo este alarido a volta deste pseudofruto? Apesar de ser um fruto bastante calórico devido ao seu elevado conteúdo em gordura, possui excelentes benefícios para a sáude. Contém gordura maioritariamente monoinsaturada, como é o caso do ácido oleico, semelhante ao azeite. É rico em fibras, e apresenta quantidades consideráveis de vitamina E, C, vitamina K e folatos. Na sua composição, embora em menor proporção, estão também as vitaminas do complexo B e alguns sais minerais, como o potássio e fósforo. A sua época de colheita compreende os meses de Outubro até Julho.O abacate pode ser consumido isoladamente, incorporado em saladas ou utilizado como molho (guacamole). Deverá ser consumido de forma moderada, pois 100gr de abacate contém aproximadamente 160 quilocalorias. 

Benefícios do Abacate

1.Contribui para ter a pele hidratada:

Os benefícios do abacate para a pele são essencialmente devido ao facto de combater estrias, rugas e celulite por ser rico em vitamina C, que ajuda na metabolização do colágenio, substância que dá firmeza à pele. 

2. Ajuda a emagrecer e previne a obstipação intestinal:

Por ser rico em fibras, o abacate aumenta a sensação de saciedade, regula os níveis de açúcar no sangue e ajuda a combater a prisão de ventre. As fibras permitem ainda regular o apetite e evitar o consumo excessivo de alimentos. O consumo de alimentos ricos em fibra ( como o caso do abacate) em associação com uma elevada ingestão de água, também favorece a produção de fezes moles, facilitando a evacuação.

3. Evita a fadiga mental:

Melhora a capacidade de memória, pois o ómega 3 ajuda no funcionamento do cérebro por estimular a circulação sanguínea e aumentar a capacidade de concentração.

4. Efeito anti-inflamatório:

Graças à vitamina E, o abacate vai funcionar como um anti-inflamatório natural.

5. Evita mal formações do feto na gravidez: 

Importante para prevenir doenças congênitas, como problemas no sistema nervoso e espinha bífida.

7. Controla os valores de colesterol e triglicéridos:

Graças aos ácidos gordos monoinsaturados e fibras solúveis, o abacate ajuda no controlo e prevenção de doenças cardíacas, pois regula o colesterol LDL (mau colesterol) e aumenta o colesterol HDL (colesterol bom), além de reduzir o nível de triglicerídeos.

8.  Ajuda no combate ao cancro:

O abacate é uma das melhores fontes de glutationa— fitonutriente presente na fruta. Por isso, oferece proteção contra o cancro oral e de garganta.

9. Melhora a qualidade do sono:

O abacate é rico em triptofano, e sendo assim é ótimo para melhorar o humor e proporcionar uma sensação de bem-estar porque ajudam na formação de serotonina, uma substância presente no cérebro que facilita a comunicação entre os neurônios, regulando o humor, a sensação de fome e o sono. 

10. Prevenção do envelhecimento precoce:

O abacate apresenta antioxidantes na sua constituição, que combatem os radicais livres,  sendo assim capazes de evitar o envelhecimento das células da pele.

Fontes:

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/32491-abacate

https://www.tuasaude.com/beneficios-do-abacate/

Comentário
0

Leave a reply

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Seg a Sexta7:00 – 22:30
Sábado9:00 – 21:00
Domingo10:00 – 18:00
Feriado10:00 – 18:00

Todas as atividades encerram 30 minutos antes da hora de fecho.

Contacte o Clube

Morada: Parque Eduardo VII, 1070-099 Lisboa

email: marketing@clubevii.com
tel.: 213 848 300


© Clube VII, 2020
Todos os direitos reservados