22
10
2020

Alimentos funcionais: o que são?

Na newsletter do mês anterior falámos sobre o que era a nutrição clínica funcional e de que forma ela atua no tratamento e prevenção de doenças.  Esta ciência, no fundo estuda os alimentos  e as suas interações com o nosso organismo, respeitando sempre a individualidade de cada um.

Ultimamente, para além da nutrição funcional, também se tem falado muito nas redes sociais e blogs de saúde sobre os alimentos funcionais.

Dentro da área da nutrição, inclusive, existem cursos de especialização (Nutrição Funcional) para que os profissionais de nutrição se especializem neste tema.

Mas afinal, o que são alimentos funcionais?

Para considerarmos um alimento funcional, para além da sua função básica nutritiva, este deve de demonstrar efeitos benéficos para o bem-estar do indivíduo, através da redução do risco do desenvolvimento de doenças ou através da otimização do estado de saúde.

Cada alimento funcional tem um ou vários compostos bioativos que são considerados os responsáveis pelos benefícios desses alimentos na saúde. Os compostos bioativos mais descritos são as vitaminas antioxidantes ( carotenoides, ácido ascórbico e tocoferol), ácido linoleico conjugado (cla) flavonoides ou compostos fenólicos, ácidos gordos polinsaturados ( ómega 3 e 6), fitoesteróis, fibras, pré-bióticos e probióticos.

 

Para um alimento ser considerado funcional, deve respeitar algumas características:

  • Ser utilizado numa dieta normal/comum;
  • Ser formado por compostos bioativos naturais;
  • Ter efeitos positivos (para além do valor básico nutritivo), promovendo benefícios à saúde para além de aumentar a qualidade de vida em termos físicos, psicológicos e comportamentais;
  • A propriedade funcional deve ter uma base científica;
  • Ser um alimento natural ou algum à qual um componente tenha sido removido ou ainda ser um alimento onde a natureza de um ou mais componentes ou a bioatividade deste tenha sido modificada.

 

Fontes :

 

  • Moraes, F., Colla, L. 2006. Alimentos funcionais e Nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde. Revista eletrônica de farmácia 3: 110-111.;
  • Miranda, C.2016. “Nutrição Clínica Funcional” Disponível: http://www.catiamiranda.pt/o-que-e-nutricao-clinica-funcional/; Pinhão, SE. 2016. “Nutrição Funcional” Disponível: http://www.gabinetedesaude.pt/nutricao-funcional/ 2018 Sep 6;3(1):1007.
  • Diplock,A.T. et al (1999) Scientific Concepts of Functional foods in Europe consensos. British Journal of Nutrition 81, 1-27.
Comentário
0

Leave a reply

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De Segunda a Sexta – 07h00 às 22h00
Sábados – 09h00 às 21h00
Domingos e Feriados – 10h00 às 18h00

Todas as atividades encerram 30 minutos antes da hora de fecho.

Contacte o Clube

Morada: Parque Eduardo VII, 1070-099 Lisboa

email: marketing@clubevii.com
tel.: 213 848 300

Developed by Magaworks © 2015
© Clube VII, 2020
Todos os direitos reservados