Loading...
Blog
18
06
2019

APRENDA A LER OS RÓTULOS DE PRODUTOS ALIMENTARES

Fazer escolhas alimentares saudáveis nos dias atuais nem sempre é facil, pois a oferta de produtos é cada vez maior nas grandes superfícies. Assim sendo, é essencial adquirir conhecimentos sobre a leitura e interpretação de rótulos alimentares para que no momento da compra seja útil às suas escolhas, de forma a estar mais informado/a e consciente da sua alimentação.

Na leitura de um rotulo é importante, ter atenção:

  • À Lista de Ingredientes: Contém todos os ingredientes presentes no produto e encontra-se por ordem decrescente, ou seja, os ingredientes em maior quantidade aparecem em primeiro lugar. Por isso diminua a ingestão de alimentos que contenham como primeiros ingredientes: açúcar, melaço, maltose,dextrose, glucose, frutose ou outras formas de açúcar, gordura e oléos.
  • Aos Alimentos alergénios: Se têm alguma alergia ou intolerância é fundamental que visualize este item na lista de substâncias potencialmente alergénicas, como a soja, gluten, leite, ovos, frutos oleaginosos entre outros.
  • Às Doses de Alimento: Normalmente, os rótulos contém a informação nutricional por 100g e por porção.
  • Aos Produtos Magros e Light: Os produtos magros apresentam menores quantidades de gordura enquanto que, os alimentos light em comparação ao produto original, têm uma redução de 30% da proporção de algum nutriente (valor calórico, açúcar ou gordura).
  • À Conservação dos Alimentos: O Produto deve ser mantido em condições adequadas para não perder as suas propriedades até ao final do prazo de validade.
  • À Informação Nutricional:

Densidade energética: Escolha alimentos com reduzido valor energético. O recomendado seria optar por produtos com menos de 100 kcal por 100g de produto.

Hidratos de Carbono: Prefira alimentos ricos em Hidratos de Carbono complexos mas com menor teor em açúcar (<5g por 100g de produto).

Gordura: Recomenda-se alimentos com menos de 3g de gordura por 100g de produto, relativamente a gordura saturada afaste-se de alimentos com > 1,5g de gordura saturada por 100g de produto.

Fibra: Sempre que possível escolha alimentos com alto teor em fibra (6g/ por 100g de produto).

Sal: Opte por alimentos com <0,12g de sal a cada 100g de produto.

 

http://www.fpcardiologia.pt/saber-ler-os-rotulos-dos-produtos-alimentares-para-efetuar-escolhas-mais-saudaveis-3/

Comentário
0

Leave a reply