06
02
2023

Benefícios do Chocolate: 7 boas razões para saborear (sem abusar)

O chocolate é uma tentação que atravessa gerações e que adoça o paladar em diversas receitas e formatos. Mas, ao passo que alguns doces são prejudiciais à saúde e ao controlo do peso, o chocolate, pelo contrário, pode trazer mais benefícios que prejuízos. Ainda assim, alguns resistem à tentação e preferem privar-se do consumo deste alimento, seja pelo potencial de alterações na pele que podem resultar no aparecimento de borbulhas, seja para evitar a ingestão excessiva de açúcar e gordura. Mas para tantos de nós, o chocolate é absolutamente irresistível e, sabendo escolher, pode até ser um aliado da saude, energia, bem-estar.

Benefícios do chocolate: 

Estas são 7 boas razões para saborear chocolate e inclui-lo na sua dieta. Saúde, beleza e resistência, fazem parte da receita que torna o chocolate num alimento irresistível.

  1. Forte em Antioxidantes
    Os benefícios associados ao consumo de chocolate devem-se ao cacau, o fruto utilizado na sua produção. O cacau contém poderosos antioxidantes, como os flavonoides, que combatem a inflamação e protegem as células dos efeitos dos radicais livres. 
  2. Protege o coração
    O consumo moderado de chocolate negro oferece proteção contra doenças cardiovasculares e neoplasias. Modulação da homeostase (processo de regulação) vascular, contribuindo, consequentemente, para a saúde cardiovascular.
  3. Reduz o mau colesterol
    O chocolate contribui para a redução da oxidação do colesterol LDL (mau colesterol), assim como a tendência para a agregação plaquetária, evitando enfartes e AVCs. 
  4. Reduz o risco de doenças graves
    O cacau pode ajudar a diminuir o risco de alguns tipos de cancro, mantendo o organismo saudável. 
  5. Diminui o stress
    Comer chocolate pode ajudar a reduzir o stress e a aumentar os níveis de bem-estar. Estudos demonstram que o consumo de chocolate está associado à redução do nível da hormona do stress cortisol, assim como à libertação de neurotransmissores como as endorfinas, que reduzem o stress e induzem a a maior sensação de saciedade e de bem-estar. 
  6. É diurético
    Presente nos produtos com cacau está também a teobromina, um fotoquímico com ação diurética, que atua como estimulante ligeiro do sistema nervoso central, do sistema respiratório e dos músculos cardíacos.
  7. Contem Vitaminas e sais minerais
    O cacau é também rico em vitaminas e sais minerais como o ferro, o potássio, magnésio e vitaminas do complexo B.

Mas nem tudo é doce no que toca a chocolate. 

Não devemos ignorar que o chocolate contem na sua composição açúcar e gordura, que podem provocar problemas digestivos. Durante o processamento do chocolate, alguns  podem conter leite e gorduras hidrogenadas, que os torna em verdadeiros vilões para a saúde. Se for consumido por muito tempo e de forma regular e abusiva, o alimento pode dar origem a doenças como diabetes e dislipidemias (alterações anómalas nos lípidos no sangue). Por isso, como em quase tudo, a moderação é a chave. O ideal é consumir, no máximo, cerca de 25g a 30g de chocolate por dia e, preferencialmente, que seja chocolate negro com elevada concentração de cacau, acima dos 70%. Agora basta saber escolher e têm já uma boa desculpa, aliás, bons motivos, para saborear e deixar-se levar por esta tentação saudável.

Comentário
0

Leave a reply