Loading...
Blog
02
03
2020

A falta de tempo não pode ser (sempre) uma desculpa…

Muitas das vezes desculpamos a falta de ingestão alimentar ao longo do dia com a mais variadas justificações:

“Não tinha nada preparado comigo”

“Estava muito cansada/o no dia anterior e não tive paciência para ficar mais tempo na cozinha”

“Perto de mim não há nada de jeito à venda”

A falta de tempo, é realmente uma realidade, contudo, um bom planeamento semanal irá trazer-lhe mais tempo e acabará progressivamente por adoptar hábitos alimentares mais saudáveis.

  • Começe por escolher 1 a 2 dias da semana para ir às compras. Isto porque, quanto mais vezes for às compras mais dinheiro gasta e por outro lado, acaba por trazer produtos que não devia e que nem precisava. Escolha dias fixos na semana, desta forma não haverão desculpas e já sabe que aquela hora, daquele dia, está guardada para as compras. Vá com tempo, é crucial para umas compras conscientes.
  • Crie um cardápio/ementa semanal e estabeleça as refeições principais e snakcs (meio da manhã e lanches), desta forma, saberá exatamente quais são os alimentos que tem de comprar para cada semana. Uma boa estratégia semanal é fazer refeições com ingredientes semelhantes no dia a seguir. Planeie as refeições tendo em conta os alimentos da época, mas tente elaborar refeições simples e fáceis que lhe dêm para cozinhar um maior número de doses e desta forma, aproveitar sobras para outras refeições (marmitas de almoço do dia seguinte, o que evita de comer refeições menos saudáveis e de última hora). Por exemplo, estou a fazer frango para a refeição de hoje, faço em maior quantidade e com o que sobrar posso fazer uma quiche de frango com outros ingredientes. Faço uma avantajada panela de sopa com diversos legumes na base, divido por porções individuais e congelo a restante. E o mesmo com acompanhamentos (arroz, quinoa, leguminosas, etc).
  • Após refeições planeadas pense nos alimentos que já tem em casa e nos que precisa de comprar adicionalmente. Organize a lista de compras em função desta ementa mas não se esqueça de  consultar os folhetos de informações promocionais ou até mesmo de utilizar cupões que tenha adquirido anteriormente, de forma a conseguir economizar sem nunca esquecer a lista inicial. Não compre só por comprar.

Não é grave se não seguir a ementa à risca como foi estabelecida, quando acontecer, não se preocupe e seja flexível. Troque simplesmente os dias da semana. O que realmente importa é que seja prático, consistente e que consiga gerir melhor o seu tempo, sem ser um stress acrescido.

 

RESULTADO FINAL

  • Alimentação mais consciente
  • Compras mais conscientes
  • Calendário mais organizado
  • Estilo de vida mais saudável
  • Tempo de qualidade para desfrutar
Comentário
0

Leave a reply