14
02
2022

Como prevenir as doenças coronárias através da sua alimentação

Dia 14 de fevereiro é o Dia do Doente Coronário.

As doenças coronárias inserem-se no grupo das doenças cardiovasculares e caracterizam-se pela acumulação de pequenos depósitos de gordura (também designados por ateromas ou placas) nas paredes das artérias. A este processo chamamos de Aterosclerose e é uma das principais causas dos da angina de peito e do ataque cardíaco (ou enfarte do miocárdio).

Uma alimentação com baixo teor de gordura, nomeadamente de origem animal, permite a regressão contínua das doenças cardíacas e uma redução significativa nas consequências a curto e longo prazo. Particularmente, no que diz respeito ao sal e à gordura saturada a evidência é sólida para que as recomendações sejam no sentido de se limitar o consumo de sal, de substituir as gorduras saturadas por gorduras insaturadas e de se optar por hidratos de carbono complexos ricos em fibra.

Uma alimentação promotora da saúde cardiovascular deve incentivar o consumo diário de produtos alimentares de origem vegetal (nomeadamente hortícolas e fruta) em vez do consumo excessivo de produtos de origem animal. A ingestão de cereais integrais, frutos gordos, sementes, feijão, grão, peixe e produtos lácteos com baixo teor de gordura também são importantes. Assim como óleos vegetais como o azeite. Este padrão alimentar protetor da saúde cardiovascular limita o consumo de carne vermelha, produtos de carne processados e alimentos ou bebidas  com baixos teores de vitaminas, minerais e fibras alimentares e / ou altas quantidades de alimentos açucarados e processados, gorduras saturadas,  trans ou sal.

A palavra de ordem é prevenção!

Adote um estilo de vida mais ativo com a prática regular de exercício físico (cerca de 3 vezes por semana), faça uma melhor gestão do stress, evite fumar e sobretudo siga as recomendações nutricionais que lhe aconselhámos acima.

Comentário
0

Leave a reply

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Seg a Sexta7:00 – 22:30
Sábado9:00 – 21:00
Domingo10:00 – 18:00
Feriado10:00 – 18:00

Todas as atividades encerram 30 minutos antes da hora de fecho.

Contacte o Clube

Morada: Parque Eduardo VII, 1070-099 Lisboa

email: marketing@clubevii.com
tel.: 808 277 288