20
12
2021
Como tornar as receitas de Natal mais interessantes nutricionalmente?
Autor Departamento Nutricoaching
0
Conseguir manter um peso saudável não é tarefa fácil, sobretudo na quadra natalícia, com tantos e tentadores paladares tradicionais! É fundamental que não nos esqueçamos da nossa saúde, nesta que é, por norma, uma altura com alguns excessos calóricos alimentares e também menos prática de atividade física.
Com pequenas adaptações, é possível ter um Natal mais saudável e equilibrado, respeitando a tradição e o sabor à mesa. E como é que isto pode ser feito? O segredo para o sucesso está em pequenas alterações na altura da confeção dos pratos e sobremesas, tais como:
- Usar formas de silicone, assim já não necessita de as untar com uma gordura antes de irem ao forno.
- Nas receitas que contêm muitas gemas, substitua parte delas por claras
- Diminuir a quantidade de açúcar utilizada na receita indicada e, se possível, substitua por açúcar de coco, mel, stevi, banana ou tamâras.
- Substituir as natas por iogurte natural não açucarado, queijo quark ou Skyr natural.
- Optar por bebida vegetal sem adição de açúcar em vez de leite.
- Preferir o chocolate negro, de preferência com mais de 70% de cacau.
- Utilizar menos quantidade de farinha do que a indicada na receita e prefira farinha do tipo integral ou de aveia, arroz, coco.
- Utilizar o azeite ou óleo de coco ao invés de óleo ou manteiga, medindo sempre a quantidade certa.
- Evitar fritar os alimentos, experimentando outro tipo de confeções, como por exemplo, experimente fazer as rabanadas no forno e não as tradicionais fritas em óleo.