22
10
2021

Como utilizar menos plástico no nosso dia-a-dia?

Atualmente, ainda não temos muita informação sobre os efeitos do plástico na nossa saúde quando ingerido em micropartículas que estão presentes em diversos alimentos mas, é sabido que a chegada deste aos nossos oceanos (nomeadamente: 5 a 13 milhões de toneladas de plástico por ano), acarreta muitas consequências, tais como: degradação do habitat, exposição a componentes químicos, destruição da vida marinha e contaminação da cadeia alimentar.

Para além de ser necessário diminuir o uso do plástico é preciso ainda, gerir melhor os resíduos que produzimos. Apenas 9% de todos os resíduos de plástico são reciclados, a nível mundial. 12% desses resíduos são incinerados e os restantes 79%, acumula-se em aterros, lixeiras ou no ambiente.

Existem medidas que podemos adotar, para reduzir a presença do plástico nas nossas vidas e consequentemente, nos oceanos, nomeadamente:

1. Andar sempre com um saco reutilizável ou de tecido/pano, reutilizando tantas vezes quantas possível.

2. Evitar guardar alimentos ou refeições quentes em recipientes de plástico ou utilizar a embalagem de plástico durante o aquecimento. Devemos antes por exemplo, transferir o conteúdo para um recipiente de vidro.

3. Ter os nossos próprios talheres/copos evitando os de plástico.

4. Evitar as palhinhas de plástico, optando por uma de metal, bambu, papel ou de massa.

5. Não comprar água engarrafada. No caso de ter sede, devemos pedir um copo de água em vez de uma garrafa e ao longo do dia, andar com uma garrafa de metal ou de vidro.

6. Evitar o take-away em embalagens de plástico. Devemos questionar o restaurante se podemos levar as nossas próprias embalagens (caixas de vidro).

7. Ao fazer as compras, preferir os produtos alimentares que se podem comprar sem estarem acondicionados em embalagens de plástico. Sempre que se possa, privilegiar a compra de produtos a granel e aproveitar para levar os nossos sacos de pano e tupperwares de vidro.

8. Usar um sabonete/shampoo sólido em vez de gel de banho e optar pelos cotonetes, escovas de cabelo e de dentes em bambu. Preferir ainda, a máquina de barbear elétrica às lâminas descartáveis.

9. Troque as fraldas descartáveis por fraldas reutilizáveis.

10. Escolha marcas que utilizem plástico reciclado e recicle.

Comentário
0

Leave a reply

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Seg a Sexta7:00 – 22:30
Sábado9:00 – 21:00
Domingo10:00 – 18:00
Feriado10:00 – 18:00

Todas as atividades encerram 30 minutos antes da hora de fecho.

Contacte o Clube

Morada: Parque Eduardo VII, 1070-099 Lisboa

email: marketing@clubevii.com
tel.: 213 848 300


© Clube VII, 2020
Todos os direitos reservados