13
01
2022

Como voltar à rotina alimentar após as festas de fim de ano ?

Depois de tantos jantares de natal e final de ano, momentos sociais que são propícios a uma maior ingestão de alimentos mais calóricos e de bebidas alcoólicas, provavelmente sente que o seu organismo já não está a funcionar a 100%. Retenção de líquidos, dores de cabeça e prisão de ventre são alguns dos sinais que indicam que exagerou e necessita regressar á sua rotina alimentar, partindo do princípio que essa rotina é saudável e equilibrada, claro.

Se ainda não alterou a sua rotina alimentar então aproveite o inicio do novo ano para se comprometer a fazer melhor por si e pela sua saúde. Se precisar de ajuda, saiba que pode contar com profissionais qualificados para o guiar, apoiar e ajudar a tomar as escolhas certas e adequadas.

Para já deixamos-lhe 10 sugestões que pode e deve seguir, para voltar a pôr em pratica hábitos alimentares mais equilibrados e saudáveis, lembrando sempre que é fundamental consultar um nutricionista para ser acompanhado durante todas as etapas:

Fracione a alimentação

É essencial para controlar o apetite. Por vezes estamos um pouco enjoados do que comemos nos dias anteriores, mas é essencial que coma pouco e várias vezes ao longo do dia, para promover o aumento do seu metabolismo e controlar a fome. Sempre que chega a sensação de fome temos menos capacidade de decidir o que vamos escolher, e muitas vezes comemos mais quantidade do que aquilo que deveríamos.  

Não tente compensar os excessos passados com mais exageros

Muitas vezes procuramos resultados rápidos. E o peso que sentimos na consciência, por nos termos deixado levar pelas inúmeras tentações, leva-nos a optar por dietas muito restritivas. Se estava a pensar numa dieta deste género, pare e reformule, pois só estamos a prejudicar o nosso organismo com dietas tão radicais. Uma vez mais aconselhamos à consulta de aconselhamento especializado.

Aumente o consumo de chás diuréticos

Utilize chá verde e hibisco. Além disso também pode adicionar gengibre ou pepino aos seus sumos pela manhã.

Ao jantar opte por uma refeição leve e de fácil digestão

É verdade que o nosso organismo à noite precisa de menos calorias para manter as suas funções e que por razões hormonais não precisamos de tanto alimento. Assim, aproveite o jantar para compensar o que comeu a mais nos dias anteriores. Opte por jantares leves e de fácil digestão como sopa de vegetais, carne ou peixe apenas com vegetais, uma salada de vários vegetais com queijo fresco.

Aumente o consumo de água e evite o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas

É através da urina que a maior parte dos resíduos do metabolismo são excretados. Assim, quanto mais água beber, mais está a promover a saída dos “excessos” dos últimos dias. Beba, pelo menos, 2 l de água por dia. Manter o corpo sempre hidratado contribui para desintoxicar o organismo das substâncias nocivas.

Aumente o consumo de fibra

A fibra alimentar ajuda ao normal funcionamento intestinal e no controlo da glicémia e da saciedade. Prefira os hidratos de carbono complexos e integrais como pães e massas e arroz integrais. E aumente o consumo de legumes, leguminosas (feijão, grão, lentilhas, entre outros) e fruta (de preferência com casca).

Comece as refeições principais com uma sopa de legumes

A sopa, quando feita à base de vegetais e legumes, é dos melhores e nutricionalmente mais ricos alimentos.

Veja só: é uma forma de ingerir água, é rica em vitaminas, minerais e fibra e tem um teor calórico muito reduzido.

Iniciar o almoço e o jantar com um prato de sopa vai aumentar a saciedade e enriquecer a sua refeição.

Opte por alimentos frescos e naturais

Uma alimentação saudável é aquela que fornece ao nosso organismo todos os nutrientes necessários e nas quantidades corretas. E, sim, há alimentos que poucos benefícios nutricionais têm, porque simplesmente não fornecem nutrientes que nos sejam necessários. Estamos a falar de alimentos com adição de açúcar, gorduras ou sal e de alimentos muito processados ou preparados com recurso a confeções onde se utiliza muita gordura. Nas suas confeções prefira o azeite e utilize ervas aromaticas e especiarias para temperar a comida.

Continue ou recomece a atividade física

O corpo humano não foi feito para estar parado. Assim, ele precisa de atividade física para se manter saudável. E, se pretende perder peso, a atividade física é ainda mais necessária porque promove o gasto energético. Opte por fazer caminhada, dança, musculação ou simplesmente trocar o elevador pelas escadas.

Durma bem

Dormir 8 horas por noite favorece o descanso do seu corpo, bem como ajuda a regularizar o metabolismo e as suas hormonas.

Comentário
0

Leave a reply

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Seg a Sexta7:00 – 22:30
Sábado9:00 – 21:00
Domingo10:00 – 18:00
Feriado10:00 – 18:00

Todas as atividades encerram 30 minutos antes da hora de fecho.

Contacte o Clube

Morada: Parque Eduardo VII, 1070-099 Lisboa

email: marketing@clubevii.com
tel.: 213 848 300


© Clube VII, 2020
Todos os direitos reservados