Loading...
Blog
14
12
2017

10 Dicas para um Dezembro Saudável

DICAS NUTRICOACHING – 10 Dicas para um Dezembro saudável

Neste artigo vamos dar-lhe 10 Dicas para um Dezembro saudável e sem medos. A estação do Inverno, principalmente o Natal e Passagem de Ano, são épocas em que tendemos a exagerar na alimentação comendo em maior quantidade e optando por alimentos mais calóricos. É altura de bons momentos à mesa em convívio com amigos e família.

Uma lista de compras bem planeada orientada para escolhas alimentares corretas é fator mais importante para aproveitar a época festiva capaz de controlar o seu peso.

Os alimentos com elevado teor em gordura e açúcar podem ser tentadores, mas deve controlar a sua ingestão. É muito fácil consumir o equivalente a uma refeição, apenas com umas entradas apetitosas na Véspera ou Dia de Natal com as tentadoras rabanadas ou os sonhos de abóbora, que chegam a atingir 200Kcal/cada!

Alguns estudos sugerem que, mesmo tentando controlar, podemos ingerir umas assustadoras 6000 kcal só no dia de Natal, o que representa três vezes mais a ingestão diária recomendada para mulheres e mais de duas vezes para homens.

Ter alguns cuidados e seguir as dicas que vos apresentamos neste artigo, ajudará a passar esta  época festiva de forma mais controlada e saudável.

 

Dicas para um Natal saudável

1) Evite chegar à hora da refeição com fome e faça 1 a 2 lanches leves durante a tarde, (pode recorrer aos laticínios magros como iogurtes, queijo fresco, gelatinas ou fruta) saltar refeições não é uma solução;

2) Coloque aperitivos saudáveis na mesa, como frutos secos (nozes, amêndoas, cajus, avelãs), fruta desidratada, tomate cherry, cenoura em palitos, queijo fresco… Preste atenção à quantidade de frutos secos que consome porque apesar de serem alimentos mais saudáveis, contêm uma boa quantidade de gordura.

3) Como sobremesa, tenha sempre a opção de fruta e gelatina sem açúcar adicionado, de forma a reduzir o consumo de outras sobremesas menos saudáveis.

4) Existem tantas receitas saudáveis que se enquadram em perfeição com a época, opte por fazer os seus bolos e sobremesas. Evite comprar produtos que normalmente contêm grandes quantidades de açúcar e gordura. Não se esqueça que todos os doces podem ser feitos reduzindo a quantidade de açúcar indicado nas receitas. Pode sempre substituí-lo por adoçantes naturais como a stevia ou o xarope de agave.

5) Beba cerca de 1,5L de água ou infusões quentes

 

Dicas para um jantar de Ano Novo com amigos

1) Não se prive de diversão, mas controle moderadamente o consumo de bebidas alcoólicas, são muito ricas em açucares. Aconselhamos a intercalar a ingestão destas bebidas com  água (pode incluir águas aromatizadas)  para se manter hidratado;

2) Não salte refeições durante o dia e beba muito água para manter uma boa hidratação.

3) Tenha opções de entradas saudáveis e comece a refeição com um prato de sopa. Opte por ter uma boa fonte de fibra (salada ou legumes cozinhados) e proteína (prefira carnes ou peixes magros)  e prefira os hidratos de carbono de absorção lenta, como o arroz, a massa integral ou a batata-doce;

4) Para a sobremesa, prefira uma peça de fruta, pode sempre provar uma outra opção à escolha;

5) Acima de tudo, divirta-se e festeje a entrada do novo ano!

 

Não é necessário deixar de comer e não usufruir das iguarias desta época, mas pode optar por não consumir de forma excessiva fritos, gorduras e doces.

Vamos dar-lhe uma boa sugestão, experimente as nossas bolachas de gengibre e canela.

Termine a refeição com uma infusão mais digestiva (camomila, cidreira, lúcia-lima, hortelã ou gengibre e canela) e sirva os seus convidados também.

 

Comentário
0

Leave a reply