Loading...
Blog
27
07
2018

O que é de facto a Whey Protein?

O que é realmente a Whey Protein?

Cientificamente falando, a whey protein (proteína do soro de leite) é um conjunto de frações proteicas solúveis encontradas no leite, extraídas da porção aquosa do mesmo e gerada a partir do processo de fabricação do queijo, por coagulação da caseína.

Qual é a sua composição nutricional?

A whey protein possui importantes propriedades nutricionais devido ao seu alto valor biológico, conferido pela presença de proteínas com elevado teor de aminoácidos essenciais, principalmente a leucina (aminoácido que desencadeia a síntese proteica). Apresenta-se como uma proteína de rápida digestão e absorção intestinal, o que proporciona a libertação de hormonas anabólicas (nomeadamente, a insulina) e a captação de aminoácidos para o interior da célula muscular, estimulado assim a síntese e reduzindo o catabolismo proteico.
As proteínas do soro do leite são ricas em cálcio. O cálcio dietético possui a capacidade de suprimir as hormonas responsáveis pela deposição de gordura nos tecidos adiposos, favorecendo assim a degradação de gordura. A ingestão de soluções com proteínas do soro contém maior concentração de colecistoquinina e glucagon, hormonas com efeito supressor do apetite e estimulador da saciedade, o que potencializa a diminuição da ingestão energética e consequentemente, a redução do peso corporal.

Como deve consumir?

A whey protein é disponibilizada em forma de pó, podendo ser diluída em água ou leite, na dose média de 30g/dia antes do treino, com o objetivo de perder peso ou antes e após treino se o objetivo for o aumento da massa muscular.
A suplementação apresenta-se como uma complementaridade à alimentação, de forma a satisfazer as necessidades nutricionais e energéticas, não devendo substituir uma alimentação variada, completa e equilibrada.

Comentário
0

Leave a reply