Loading...
Blog
01
12
2019

Jejum Intermitente

Uma das maiores têndencias da actualidade é o jejum intermitente, um padrão alimentar que corresponde a um período de jejum planeado e programado por um tempo determinado.

Surgiu recentemente com o objetivo que os nossos antepassados praticavam longos períodos de jejum, devido á possível escassez de alimentos (Atenção que,se antigamente o JI era praticado, era porque obrigatoriamente tinha de ser , e não por ser necessariamente melhor).

Existem protocolos diferentes que podem ser realizados 1,2 ou 3 vezes por semana (jejum de 8h/12/18 ou 24h).

Destacam- se alguns dos benefícios associoados ao JI:

– Perda de peso/massa gorda;

– Diminuição do colesterol LDL;

– Maior sensibilidade á insulina;

– Redução da inflamação;

– Menor stress oxidativo;

– Melhoria do perfil hormonal:

O problema da maioria dos estudos sobre JI, é o facto de terem sido realizados em animais, com diferenças substanciais que não refletem o nosso metabolismo. Os estudos realizados em homens pecam por terem uma duração demasiado curta para percebermos os efeitos a longo prazo.

É também necessário considerar possiveis efeitos secundários, como é o caso de algumas situações em que ocorre o aumento de peso, distúrbios alimentares, aumento do cortisol,etc.

Concluimos reforçando que são necessários mais estudos para podermos assumir uma posição clara, mas os dados que dispomos sugerem que o Jejum Intermitente pode ser uma estratégia viável para perder peso e para melhorar o metabolismo global, no entanto não necessariamente a melhor, mas mesmo assim possível se de alguma forma facilitar a adesão ao deficit calórico, o factor crítico em qualquer estudo da vida real. É importante também referir que como padrão alimentar que é, não dispensa as boas escolhas alimentares, não é adequado para toda a gente, e os efeitos a longo prazo não são totalmente conhecidos.  Actualmente existe uma porta aberta para o IF, mas que não parece ir dar a um local diferente da restrição calórica convencional.

É importante salientar que, quando, realizado, deve ser feito com o auxílio de um profissional de saúde capacitado, como o Nutricionista.

Comentário
0

Leave a reply