31
05
2021

Mitos da Alimentação

Atualmente a nutrição é um dos alvos principais por parte dos media para o estabelecimento de crenças, mitos e muitos tabus. O mito, é considerado como algo simbólico. Também na nutrição podemos encontrar muitos desses mitos, como por exemplo, a gordura engorda, que temos que tomar sempre o pequeno almoço, que o vinho tinto tomado em moderação traz benefícios ao nosso organismo, que os ovos fazem mal, estas são algumas frases que se ouvem muitas vezes, seguindo de boca em boca como se de verdades absolutas se tratassem. 

Mas, até que ponto estas afirmações são dadas como garantidas? A falta de informação e a manipulação por parte da industria alimentar também são culpados por esta confusão geral.

Os alimentos exercem funções específicas e importantes no organismo. Uma boa alimentação deve conter fontes de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais. Além disso, existem substâncias nos alimentos que não são essenciais, mas exercem função na promoção da saúde, isto é, previnem contra o aparecimento de doenças. 

Mitos mais comuns:

  • O leite é um dos alimentos que apresenta uma maior quantidade de cálcio: Mito

Alguns legumes e vegetais também apresentam na sua composição boas quantidades de cálcio, como por exemplo a couve. A couve tem cerca de 250 miligramas de cálcio por 100 gramas, superior a 100ml de leite.

  • Tomar o pequeno almoço como rei, almoçar como príncipe e jantar como mendigo: Mito

     Este é um dos tabus mais difundidos e, como todo o tabu,   carece de fundamentação  científica. 

  • A Banana prende o intestino: Mito

    Este mito tem origem no fato que, antes dos antibióticos surgirem, uma preparação de banana verde era utilizada para combater a diarreia infantil. Taninos, realmente, prendem um pouco o intestino. Contudo, no processo de amadurecimento da fruta, a maioria do tanino desaparece. 

  • Limão irrita o estômago: Mito

 Não existe nada que irrite mais o estômago do que o próprio ácido – ácido clorídrico – que o próprio estômago fabrica. O pH do limão é 4,5 e o pH do estômago é 1,5. Os valores indicam que a acidez do estômago é muito mais forte do que a acidez do limão. Na verdade, algumas pessoas relatam que se sentem aliviadas de dores de estômago quando bebem limonada. 

  • Glúten engorda e é prejudicial: Mito

Até agora o trigo é o cereal mais consumido no mundo. 

É certo que portadores de doença celíaca são intolerantes ao glúten, mas não existe evidência cientifica que em pessoas saudáveis o  glúten, lhes cause qualquer dano.

  • Ovo faz aumentar o colesterol: Mito

Se consumido com moderação e cozido ou confeccionado com pouca gordura, este não apresenta nenhum risco para a nossa saúde e até deve fazer parte de uma dieta equilibrada. Tem vitamina D, colina e minerais.

  • Café faz mal: Mito

Consumido com moderação traz benefícios à saúde. Recomenda-se até 3 cafés por dia. 

O café aumenta a concentração e a memória mas em excesso, pode causar insónias, ansiedade, e prejudicar a absorção de ferro e cálcio. 

  • O pão engorda: Mito

O pão é um alimento típico da cultura do povo português. Um plano alimentar equilibrado, tem lugar para todos os nutrientes, incluindo os hidratos de carbono complexos que constituem o pão. No entanto, precisamos saber escolher! Sendo um alimento com algum processamento, já que inclui vários ingredientes, existem pães mais saudaveis que outros. Os mais processados, habitualmente, fatiados e embalados, podem conter muitos E ‘s, gordura, sal e até açúcar. Devemos de previligiar o consumo de pão escuro de padaria.

  • Beber muita água emagrece: Mito

A água é essencial ao organismo, mas não se pode assumir que o aumento do seu consumo promova a perda de peso. A água não tem calorias e ajuda a manter o estômago mais preenchido, o que consequentemente leva a uma diminuição da fome e melhora o funcionamento intestinal, por isso numa dieta deve-se beber mais água.

  • A manteiga magra não engorda: Mito

A manteiga ainda que magra, continua a ter um elevado índice de gordura e contêm maior quantidade de gorduras trans.

Em suma, devemos sempre iniciar uma dieta certificando-nos que ela contém todos os macro e micro nutrientes necessários para promover o bem estar fisico e psicologico do nosso organismo.

Alguns mitos sobre a alimentação vão enventualmente acabar por aparecer, pois são antigos e estão enraizados na nossa cultura, o que torna difícil a mudança de mindsets e opiniões. 

Deve por isso consultar sempre um profissional de saúde, neste caso um nutricionista, para que o posssa ajudar a desmistificar ideias menos corretas e a obter um acompanhamento personalizado e adequado ás suas necessidades e objetivos.

Fontes bibliográficas:

  • O que é mito – Everardo Rocha – Google Livros 
  • mi-dieta-cojea (aureoapp.com) 
  • Taboos, myths and beliefs – v20n3a15 (1).pdf 
  •  field of Food and Nutrition from the perspective of comprehensive theories-Sobre o campo da Alimentação e Nutrição na perspectiva das teorias compreensivas (scielo.br) 
  • 5 Mitos das “Dietas” – Diário de uma Dietista – Surpreenda-se! (diariodeumadietista.com) 
  • 7 mitos sobre alimentação que você tem que parar de acreditar (conquistesuavida.com.br)
Comentário
0

Leave a reply

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De Segunda a Sexta – 07h00 às 21h00
Sábado – 09h00 às 15h30
Domingo e Feriados – 10h00 às 15h30

Todas as atividades encerram 30 minutos antes da hora de fecho.

Contacte o Clube

Morada: Parque Eduardo VII, 1070-099 Lisboa

email: marketing@clubevii.com
tel.: 213 848 300


© Clube VII, 2020
Todos os direitos reservados