13
08
2021

O que nos dizem as cores das frutas que comemos

É importante garantir, diariamente, o consumo de fruta (3 a 5 porções) de cores diferentes, de modo a variar o aporte dos seus vários compostos. Os fitoquímicos fazem parte destes mesmos compostos e de acordo, com a sua atividade (antioxidante, vasodilatora, anti-carcinonégica, anti-inflamatória, antibacteriana e antialérgica) são agrupados em classes.
Os fitoquímicos são ainda, responsáveis pela presença de determinadas caraterísticas organoléticas, como é o caso da cor e graças a eles, podemos agrupar a fruta em 5 grupos principais, nomeadamente:

  1. FRUTA DE COR VERMELHA – licopeno, ácido elágico e flavonóides. Associados à prevenção de cancro da próstata, do trato urinário, redução do risco de doença cardiovascular, proteção das células contra radicais livres e melhoria da memória.
    Exemplos: morango, framboesa, groselha, melancia e romã.
  2. FRUTA DE COR LARANJA/AMARELA – carotenóides, terpenos e flavonóides.
    Associados à desintoxicação hepática, efeito anti-tumoral, saúde visual, imunitária e cardiovascular. Exemplos: manga, papaia, melão, ananás, laranja, pera, limão e pêssego.
  3. FRUTA DE COR ROXA/AZUL – antocianinas, resveratrol e flavonóides. Associados à proteção do dano oxidativo das células, prevenção da carcinogénese e mutagénese, melhoria de problemas cardiovasculares e de memória. Exemplos: amoras, mirtilos, uvas tintas, figos e ameixas.
  4. FRUTA DE COR VERDE – clorofila. Associada à redução do risco de cataratas e degeneração macular. Exemplos: abacate, kiwi, uva verde e maçã verde.
  5. FRUTA DE BRANCA – antoxantinas. Associadas à redução do risco de cancro do estômago e de doença cardiovascular, diminuição do colesterol e pressão arterial.
    Exemplos: banana, cereja branca, anona, meloa e pera.

NO MOMENTO DA COMPRA DA FRUTA

– Prefira a local e da época (mais económica, sustentável e rica nutricionalmente);

– Tenha atenção à cor, ao aroma, à textura e à presença de terra e/ou parasitas;

– Tenha cuidado com a presença de bolor ou se está enrugada e/ou pisada.

NO MOMENTO DO ARMAZENAMENTO DA FRUTA

– Acondicione a mesma num local fresco, seco e ao abrigo da luz (p.e. maçã, laranja, banana) ou no frigorífico (p.e. framboesas, morangos, mirtilos).

NO MOMENTO DE CONSUMO DA FRUTA

– Lave-a bem, especialmente quando é comida com casca. Pode usar gotas de limão ou vinagre, para uma maior higienização;

– Consuma os sumos de fruta naturais logo após a sua preparação;

– Adicione sumo de limão para evitar a oxidação da mesma;

– Evite ferver preparações com fruta dado que, as temperaturas elevadas levam à perda de nutrientes e desenvolvimento de produtos químicos;

Fonte: 

Associação Portuguesa dos Nutricionistas. E- BOOK 45 “Colher Saber”. Setembro 2017. Consultado a 13 de Julho de 2021. Disponível em: https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/AW_EBook_ColherSaber.pdf

Comentário
0

Leave a reply

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Seg a Sexta7:00 – 22:30
Sábado9:00 – 21:00
Domingo10:00 – 18:00
Feriado10:00 – 18:00

Todas as atividades encerram 30 minutos antes da hora de fecho.

Contacte o Clube

Morada: Parque Eduardo VII, 1070-099 Lisboa

email: marketing@clubevii.com
tel.: 213 848 300


© Clube VII, 2020
Todos os direitos reservados