09
03
2022

O que saber sobre a Beterraba

Autor ClubeVII 0

A beterraba é um tubérculo que tem um sabor ligeiramente doce e pode ser consumida cozida ou crua em saladas, ou em forma de sumo. Apresenta vários benefícios para a saúde, é rica em antioxidantes e está associada com a prevenção de alterações e degenerações celulares, ajudando a prevenir o cancro e o aparecimento de algumas doenças crónicas.

A beterraba é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco, carotenóides, compostos fenólicos e flavonoides. Para além disso possui propriedades anti-inflamatórias devido à sua composição em betalaína.

Benefícios da ingestão regular de Beterraba

  • Mantém os níveis de pressão arterial controlados

A pressão arterial alta contribui para o risco de doença cardiovascular, mas o consumo de beterraba pode ajudar a baixar os seus níveis. Estudos indicam que a ingestão regular de sumo de beterraba, enquadrada numa dieta equilibrada, reduz a pressão arterial, sobretudo nos homens.

  • Regula o trânsito intestinal

Devido ao alto teor de fibras que contém, o consumo de beterraba ajuda a regular o trânsito intestinal, auxiliando em casos de obstipação.

  • Melhora a performance desportiva

A beterraba contém nitratos (um composto químico presente naturalmente em alguns vegetais), os quais podem afetar o desempenho físico, uma vez que melhoram a eficiência das mitocôndrias (responsáveis pela produção de energia nas células). Além disso, os nitratos melhoram a oxigenação muscular durante a prática de atividade física.

  • Ajuda a combater a inflamação

Num estudo com doentes com osteoartrite foram utilizadas cápsulas feitas à base de extratos de beterraba. Os participantes que as consumiram revelaram uma redução na dor e desconforto associados a esta patologia.

  • Pode melhorar a função mental e cognitiva

Outro dos benefícios da beterraba relaciona-se com a saúde do cérebro. De acordo com um estudo, os nitratos presentes neste tubérculo podem ajudar a melhorar a função mental e cognitiva, uma vez que promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, o que aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro.

  • Auxilia na perda de peso

Por conter grandes quantidades de água e ser baixa em calorias, a beterraba é um aliado na hora de perder peso. Além disso, contém proteínas e fibras, nutrientes essenciais na manutenção de um peso saudável, assim como na redução do apetite.

  • Fortalece o sistema ósseo

A betteraba é composta por sílica que ajuda o nosso organismo a utilizar o cálcio de forma adequada. O cálcio é um nutriente essencial para ossos fortes e saudáveis, além de ser rica em outros nutrientes, como ácido fólico, vitamina C, manganês, magnésio e cobre.

Comentário
0

Leave a reply

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Seg a Sexta7:00 – 22:30
Sábado9:00 – 21:00
Domingo10:00 – 18:00
Feriado10:00 – 18:00

Todas as atividades encerram 30 minutos antes da hora de fecho.

Contacte o Clube

Morada: Parque Eduardo VII, 1070-099 Lisboa

email: marketing@clubevii.com
tel.: 808 277 288