10
08
2023

Padel no Clube VII – Entrevista com José Pires da Silva

Autor Clube VII 0

O Padel é uma das modalidades com maior procura no Clube VII e é uma das suas mais fortes apostas. Com 7 campos de Padel, 5 deles cobertos, e instrutores certificados, há toda uma estrutura e organização criadas para oferecer a resposta ideal a todos os adeptos, sejam iniciados, veteranos ou absolutos.

Desde as soluções de treino personalizado, aos jogos livres, passando pela escola de Padel, a formação HAC ou os torneios e competições, há vários pontos-chave a descobrir nesta conversa com José Pires da Silva, o nome maior do Padel no Clube VII e coordenador do 7Padel.

Como começou o seu percurso no Padel?
Começou primeiro como uma brincadeira, em Espanha, quando treinava e ambicionava vir a ser jogador profissional de ténis e onde o Padel já tinha uma expressão relevante. Mais tarde, em Portugal, após um curso com o Horácio Alvarez Clementi e no Clube VII com o Pitucas. 

O que o atrai mais nesta modalidade?
O quanto as pessoas se podem divertir, independentemente do nível.

Quais são as suas competições de eleição, em Portugal e lá fora?
Em Portugal, sem dúvida que todas as competições de Clubes. Lá fora, os campeonatos do mundo.

Há algum episódio ou conquista na história do Padel no Clube VII que tenha ficado na memória?
Sem dúvida que os torneios do circuito WPT realizados no Clube foram marcantes. Também há de ficar sempre para a história da modalidade ter sido realizado no Clube VII o primeiro torneio oficial da FPP (Federação Portuguesa de Padel).

E um jogador preferido, tem?
Atualmente tenho dois: Chingotto e Martín Di Nenno. São dois jogadores de direita muito inteligentes na forma de jogar. Há também o Bela que é indiscutivelmente o melhor jogador de todos os tempos, pelo tempo que está no topo, pela forma como se foi adaptando à evolução do jogo e pela forma como compete. Enquanto dupla, a minha preferida atualmente é Di Nenno/Stupa pela empatia enquanto dupla e pelo exemplo que são de como puxar pelo melhor um do outro.

Que tipo de jogadores podemos encontrar nos courts do Clube VII? Há perfis muito diferentes?
Temos um pouco de tudo. Na sua maioria são jogadores amadores. No entanto, desde cedo que o Clube VII apostou nas equipas que representam competitivamente o Clube – desde a criação da equipa de F2 até à atualidade, em que temos equipas até nível 4, jovens, veteranos e absolutos. Mais recentemente, temos muitas mulheres de nível de iniciação, e todos os anos temos reforçado a aposta nos mais pequenos, desde o primeiro contacto com a raquete até ao nível de competição.

Há um espírito de equipa nos jogadores? É comum manterem esta prática e formarem equipas?
É um dos aspetos que tentamos trabalhar com os nossos alunos – ser bom parceiro. Sendo um desporto de dupla, este é um aspeto essencial. Não adianta ser-se um grande jogador se depois se é um mau parceiro. Fomentamos isso em todas as nossas equipas e também com os nossos alunos da escola. Uma das táticas mais utilizadas no Padel é insistir bastante naquele que se pensa ser o jogador mais fraco. Ou seja, há um jogador que toca menos na bola. Mas isso não significa que seja menos importante ou tenha menos influência no jogo. É também preciso treinar e saber jogar nestas condições.

Como é que se pode reservar o campo ou encontrar um parceiro de jogo?
Atualmente através da App do Clube VII, para associados, ou, para visitantes, através da AirCourts. Para arranjar parceiros para jogos, os associados, podem sempre fazer uso dos vários grupos de WhatsApp que temos nivelados para esse efeito.

Quais são as vantagens das sessões de treino personalizado da modalidade de Padel?
Sendo o Padel um desporto jogado sempre 2×2, o nosso foco são as aulas de grupo – sempre que possível com 4 pessoas, para que possam ser aplicadas as diferentes pancadas em situações de jogo, no campo inteiro, e a tomada de decisão associada. No entanto, a técnica é uma componente muito importante, principalmente no primeiro contacto com a modalidade, de maneira a que haja um maior domínio de todas as pancadas de Padel (no total há cerca de 60 pancadas/situações de jogo). No treino personalizado damos ênfase a aprimorar a técnica destas pancadas.

Como funcionam estas sessões de treino personalizado?
São sessões muito orientadas para a melhoria técnica das várias pancadas, nomeadamente as que tanto o treinador como o aluno identificam como as mais deficitárias no seu jogo.

Saiba mais sobre Naturally Personal, o serviço de treino personalizado Clube VII, também com foco na modalidade de Padel.

O que é o Padel HAC e como funciona? Quais são as vantagens do método HAC e em que é que este contribui para a melhoria do jogo?
A metodologia desenvolvida pelo Horácio tem por base o controle de bola, de maneira a que uma pessoa consiga resolver com sucesso o maior número de situações diferentes. 

Dessa forma, vai conseguir devolver a bola mais vezes ou conseguir criar mais dificuldade aos adversários, conseguindo com isso ter mais armas e uma taxa de diversão maior. Existem várias fases. A primeira mais orientada para a parte técnica, desde a postura e pega à preparação da pancada e ponto de impacto. Logo de seguida entram os deslocamentos que permitem ser eficiente na chegada às diferentes bolas e estar em melhores condições para a pancada seguinte. Mais tarde entra uma maior diversidade de bolas e por fim, já munido de mais armas, entra a parte mais tática e estratégica do jogo e toda a tomada de decisão associada. Como exemplo, nesta parte, um dos focos é a parte da comunicação com o parceiro, cuidando dessa forma não só o próprio posicionamento como a eleição da melhor pancada a executar em função do posicionamento dos nossos adversários.

Saiba mais sobre a maneira como o Padel HAC melhora o seu jogo.

A quem se destinam as Padel Clinics?
As Padel Clinics não são mais do que treinos intensificados totalmente alinhados com as linhas orientadoras do método HAC. Inclui dois treinos diários em campo, um treino físico e um momento de vídeo análise. Temos como opção fazer uma semana apenas ou então duas. Ao longo do ano teremos vários momentos de realização das Padel Clinics (sendo o próximo já na última semana de agosto e primeira de setembro).

Os eventos são também uma parte importante da programação anual do Clube. O que está previsto para a modalidade de Padel?
Inaugurámos recentemente o nosso novo espaço lounge que serve de apoio aos campos de Padel, espaço este que teve melhorias significativas para ir ao encontro da procura que temos e da experiência que queremos oferecer aos nossos associados. 

Com isto pretendemos também elevar os padrões de qualidade que sempre caracterizaram os eventos no Clube VII. Queremos ser uma referência para todo o tipo de eventos e penso termos reunidas as condições certas para proporcionar as melhores experiências a quem procura este tipo de eventos (team buildings, torneios entre amigos, torneios de referência da FPP, etc). Valorizamos muito a componente social e portanto, também a pensar nos nossos associados que nos visitam no dia a dia, temos agora à disposição um espaço mais acolhedor e apto a recebê-los em qualquer altura do ano.

Como é que os interessados se podem inscrever ou saber mais sobre as competições e eventos dedicados ao Padel no Clube VII?
Através de todos os nossos canais de comunicação – newsletter, blog article, redes sociais, etc. Podem também entrar em contacto connosco através de 7padel@clubevii.pt

Comentário
0

Leave a reply