19
05
2023

Personal Training, na primeira pessoa – Entrevista a André Valadas

Autor Clube VII 0

O treino pessoal é uma das opções de exercício mais eficazes para a obtenção de objetivos de forma direta e segura e as suas histórias e relatos podem ser uma excelente fonte de motivação.

Agora que celebramos um mês inteiro dedicado ao treino pessoal com os diferentes programas e modalidades de PT – Training, Naturally Personal – aproveitamos para falar com quem mais sabe sobre o tema.

Até 31 de maio aproveite as ofertas especiais de Personal Training que temos para si.

 

Personal Training, na primeira pessoa
Entrevista a André Valadas

Há quantos anos se dedica ao treino pessoal?
Há 6 anos.

Como surgiu o interesse por esta área? Qual foi o seu percurso?
Desde que nasci sempre estive ligado ao desporto. Desde a natação, futebol e boxe – onde cheguei a ser federado. Mas foi por volta dos meus 16/17 anos que o interesse pelo treino em ginásio começou a surgir.

E tudo começou quando um grande amigo me incentivou a ir com ele experimentar um treino, uma vez que era bastante magro, na época, e queria mudar essa situação. Após isso nunca mais parei e percebi que era isso que me deixava realmente feliz. 

Decidi que queria ajudar as pessoas e ajudá-las a alcançar os seus objetivos através da atividade física. Por isso tirei a licenciatura em desporto e a seguir comecei a trabalhar no Clube VII.

Diria que o personal training é prática comum em Portugal? Houve evolução?
Penso que ainda estamos longe dos níveis ideais e precisamos de continuar a trabalhar. 

Porém a pandemia fez com que esta prática ganhasse um maior relevo, uma vez que as pessoas sentiram a necessidade de procurar alguém para as orientar nos seus treinos.

Como podemos caracterizar este mercado em Portugal?
Na minha opinião, o mercado fitness tem uma margem enorme para evoluir. A taxa de penetração do mercado em Portugal está entre os 6 e os 7%. O que significa que ainda temos poucas pessoas que procuram este tipo de mercado. Portanto é necessário continuar a trabalhar e sensibilizar as pessoas para a prática de atividade física, de forma a conseguirmos que a taxa continue a aumentar. 

Apesar da pandemia ter prejudicado bastante o sector, também fez com que as pessoas se consciencializassem de que a prática de atividade física é de extrema necessidade e importância, principalmente quando acompanhada por um personal trainer, o que faz com que haja cada vez mais procura.

Que perfil de pessoa mais procura o personal training? Podemos definir de alguma forma?
Nos dias atuais, não vejo um tipo específico de pessoas que procuram o personal training. Temos atletas, pessoas com algum tipo de lesão/patologia, obesidade ou excesso de peso, pessoas que querem estar ativas ou aqueles que querem ter o six-pack para o Verão.

Podemos também falar de diferentes abordagens ao treino pessoal?
Sim. Na minha perspectiva, o mais importante de ser analisado numa fase precoce é o tipo de pessoa que temos à nossa frente. Como não somos todos iguais, temos que fazer essa análise e desta forma adaptar todo o planeamento e forma de comunicação. Só assim, vamos conseguir criar empatia e atingir os objetivos delineados. Caso contrário o factor treino personalizado não existe, pois só existe quando há individualização do processo.

Que diferentes modalidades podem ter personal training?
Qualquer modalidade pode ter um personal trainer. No Clube VII temos diversas modalidades como Tênis, Padel, natação, crossfit, além do ginásio. E em todas essas modalidades podemos associar um Personal Trainer, o que vai permitir desenvolver e melhorar a condição física e desta forma tirar melhor rendimento na atividade principal. 

Quais são os pontos fortes do treino personalizado? Quais são as suas grandes vantagens?
A principal vantagem de ter um treinador pessoal é ter a certeza que, alguém qualificado e com condições para traçar um plano está ao seu lado para atingir os objetivos. Além disso, ter a certeza que está a fazer os exercícios de forma correta. E o compromisso que há entre o Personal Trainer e o aluno, a probabilidade de faltas é menor! O que ajuda na consistência do treino e a alcançar os objetivos definidos mais rápido.

Há desvantagens neste tipo de treino ou é para todos?
Não vejo nenhuma desvantagem no personal training. E como já foi mencionado é algo que pode ser praticado desde os atletas profissionais que procuram uma melhor condição física para a modalidade que praticam até a pessoa que vai ao ginásio com o objectivo de ter o six-pack para o verão.

Tem casos de sucesso que queira partilhar e que possam inspirar mais pessoas a decidir ter este acompanhamento ao seu treino?
O maior caso de sucesso que tive foi uma jovem que chegou às minhas mãos com 92kg (apenas 1,56m) com diversos problemas de saúde e por consequência um uso abusivo de medicação. Traçamos um plano com foco na diminuição da massa gorda, onde trabalhamos uma vertente força/cardio e outra só cardio, realizando treinos de boxe.  

Atualmente está com 60kg e um sorriso de orelha a orelha. Apesar do factor peso ser algo fundamental a ser trabalhado neste caso, o mais importante para mim, foi ela sentir-se bem consigo própria novamente e a libertação da medicação prescrita. Todo o resto vem por consequência (diminuição do peso, massa gorda e aumento de massa muscular). Outra coisa que me deixou extremamente feliz foi esta mesma aluna ter ganho o gosto de treinar regularmente. Essa é a maior vitória que um Personal Trainer pode ter. 

Qual é o futuro do personal training? Há alterações que imagine que estejam para chegar em virtude dos desenvolvimentos na inteligência artificial ou entram mais fatores em jogo e não é uma questão que se coloque para esta área?
Acho que a Inteligência Artificial poderá ser uma ótima ferramenta de ajuda na prática de atividade física, porém não vem substituir o Personal Trainer. Toda a empatia que se cria entre professor/aluno facilita o processo. Além disso, o objetivo do treino personalizado é a individualização, adaptando os objetivos de cada um. E neste factor, o Personal Trainer é fundamental. Na vertente da “correção dos exercícios” a IA não conseguirá realizar com o mesmo cuidado e atenção que um personal trainer tem. Todavia, poderá sim ser um auxílio para aqueles que não possuem condições financeiras para um treino personalizado ou até para frequentar um ginásio. O mais importante é conseguirmos retirar os aspectos positivos de tudo e trabalhar com isso. 

Fale connosco
Se gostou desta entrevista e deseja mais informações fale connosco. Vamos gostar de saber mais sobre os seus objectivos e de poder ajudar a encontrar a soluççao de Personal Training ideal para si.

André Valadas é Personal Trainer no Clube VII e as suas dicas de treino, vídeos, fotos e frases inspiracionais e cheias de humor, podem ser encontradas diariamente no seu instagram em @coach_andrevaladas.

Não deixe de o seguir e acompanhe também todas as novidades do Clube no Instagram @clubevii

Comentário
0

Leave a reply