Loading...
Blog
09
10
2018

Ser vegetariano é ser saudável?

A alimentação vegetariana consiste num padrão alimentar que se caracteriza pelo consumo predominante de produtos de origem vegetal, excluindo sempre a carne e pescado, podendo incluir ou não, ovos ou lacticínios. Há ainda outro tipo de dietas vegetarianas em que se exclui todos os alimentos de origem animal, designadas dietas vegetarianas estritas e veganas.

É sabido que o consumo de produtos de origem vegetal traz inúmeros benefícios para a saúde e tem ainda um papel importante na prevenção de várias doenças, nomeadamente a obesidade, diabetes e as doenças cardiovasculares.

Isto significa então que uma alimentação vegetariana é saudável?

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, uma alimentação exclusivamente vegetariana ou vegana pode ser saudável e responder às necessidades nutricionais em todas as fases do ciclo de vida, quando bem planeada, pelo que se deve consultar um profissional de saúde quando se pretende iniciar ou melhorar este tipo de alimentação.

E porquê?

Porque ao excluir alimentos de origem animal deve ser garantido o ajuste no aporte proteico de boa qualidade, ácidos gordos essenciais, algumas vitaminas (B12, D, por exemplo), minerais (iodo, ferro, cálcio, zinco) e valor energético, de forma a prevenir carências nutricionais. Por vezes, e principalmente em padrões alimentares veganos, poderá ser necessário ajustar-se ou introduzir-se alguma suplementação, bem como controlar os níveis de B12, homocisteína e ferro através de análises clínicas.

Dado a grande oferta no mercado para dar resposta à crescente procura de alternativas vegetarianas, já existem muitos produtos vegetarianos e veganos à venda. Posto isto, é também importante deixar o alerta de que nem sempre estas alternativas vegetarianas são mais saudáveis do que as análogas de origem animal, uma vez que muitas são desiquilibradas do ponto de vista nutricional por conterem um teor significativo de gordura saturada, trans e sal.

Em suma:

Se pretende melhorar ou iniciar um padrão alimentar vegetariano, seja acompanhado pelo seu médico, consulte um nutricionista e seja crítico na aquisição de produtos vegetarianos, procedendo sempre à leitura de rótulos.

RECEITAS NUTRICOACHING

Lasanha Vegetariana

-Low Carb –

 

Ingredientes:

140g de soja granulada
1 cebola picada
4 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite extra virgem
2 tomates pequenos
1 punhado de cogumelos frescos
1 copo de água
Oregãos (alternativa, salsa ou coentros)
Sal e pimenta qb
2 curgetes médias (usar um espiralizador)
1 cenoura média (usar um espiralizador)

Preparação:
1º – Coloque a água morna numa tigela e deixe a soja a hidratar na mesma durante meia hora. Após os 30 minutos, escorra a soja até eliminar o máximo de água. Reserve.
2º – Espiralize as curgetes e as cenouras. Prepare também os cogumelos e pique o tomate.
3º – Num tacho, coloque o azeite, a cebola e o alho picados e deixe alourar um pouco. Depois, adicione o tomate picado e deixe cozinhar um pouco.
4º – Adicione os cogumelos e a soja, e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos  (vá juntando 1 copo de água).
5º –  Por fim, coloque o esparguete de curgete e de cenoura deixando cozinhar entre 5 a 10 minutos.
6º – Tempere com orégãos, um pouco de sal e pimenta a gosto.

Valor nutricional (por pessoa)
306 kcal
14.5 g lípidos
Do quais 2.2 g saturados
22.4 g hidratos de  carbono
Dos quais 6.4g de açúcares
25.5 g proteína
0.8 g Sal

Comentário
0

Leave a reply