21
12
2020

Sugestões para um Natal mais saudável

A época natalícia não corresponde somente ao dia 24 e 25 de Dezembro. O 25 de dezembro é de facto o centro da festa, mas muitas vezes as festividades natalícias iniciam-se no início do mês de dezembro com convívios entre amigos, colegas de trabalho e família e pode prolongar-se até dia 6 de janeiro, dia de reis.

Nesta altura é importante controlar os excessos alimentares, comer em família e desfrutar do momento, mas é fundamental não arrastar esses exageros durante muitos dias para não prejudicar todo o esforço que foi feito ao longo do ano para perder ou manter o peso corporal.

Nesta época do ano, é uma realidade que o consumo alimentar é fortemente alterado. Sonhos, filhós, rabanadas, bolo-rei e muitas outras iguarias preenchem a mesa de Natal.

Comer para celebrar a vida deve incluir a alegria da gastronomia e do convívio mas também é essencial aliar a saúde com algum prazer à mesa.

Para que a mesa de Natal seja mais saudável siga á risca as nossas sugestões e dicas:

  • Dê início as suas refeições com sopa, de preferência com hortícolas. Uma sopa rica em hortícolas promove a saciedade por um período mais longo.
  • Evite preparar demasiada comida, a quantidade exagerada fará com que prolongue a ementa de Natal pelos dias seguintes.
  • Opte por acompanhar as refeições com hortícolas e produtos de origem vegetal, desde as tradicionais couves cozidas aos grelos, cogumelos, purés de lentilhas, de ervilhas, de castanhas até às beringelas ou curgetes são excelentes formas de reduzir a ingestão de calorias.
  • Prepare refeições mais simples como estufados, cozidos a vapor ou grelhados e prefira a outros que degradam mais os nutrientes como os assados. Evite fritar.
  •  Faça jarros de água bonitos e com aromas diferentes. Nestes dias festivos, a presença de uma boa água mineral na mesa é uma opção saudável e que pode contribuir para aumentar a saciedade, e acima de tudo evitar o consumo excessivo de bebidas açucaradas e até alcoólicas de maior valor calórico, as águas de sabores feitas em casa são uma excelente opção.
  • Opte por consumir pão escuro ou de mistura, este tipo de pão fornece menos calorias, gordura e sal do que bolachas, salgados e outros aperitivos além de ter uma excelente digestibilidade e ser uma boa fonte de vitaminas.
  • Opte pelo arroz, simples, arroz malandro com hortícolas ou feijão é uma opção de acompanhamento nutricionalmente mais adequada e saudável.
  • Figos, ameixas, passas e alperces secos, podem ser uma alternativa aos doces e bolos que se colocam na mesa nesta altura do ano. Embora tenham mais açúcar são ricos em fibra, pobres em gordura e com baixo teor de sal.
  • Prepare uma salada colorida de fruta para consumir como sobremesa.
  • Mexa-se. A Atividade física é fundamental para compensar estes momentos de maior ingestão calórica. Opte por caminhar sempre que seja possível, cada minuto a mais conta.
  • Não deixe a mesa posta durante vários dias, afim de não ter a tentação de petiscar sempre que passa pela mesma.
  • Use o bom senso. Não precisa de se privar de tudo o que seja mais calórico, mas também não deve entrar na filosofia  «perdido por cem, perdido por mil…». Identifique os alimentos de que mais gosta e distribua o seu consumo por vários dias ou refeições.
  • Para a confeção de bolos e doces utilize stevia em vez de açúcar, claras em vez dos ovos inteiros, farinha integral, leite, cacau e natas magros e ainda leite evaporado em vez de leite condensado.

Em suma, podemos cometer alguns desvios alimentares mas atenção, não prolongue o Natal até ao Ano Novo. Reinicie uma alimentação equilibrada e, se possível, pratique atividade física diária! Não se esqueça que comeu mais calorias do que necessita para viver, assim o seu corpo armazenou-as sob a forma de gordura. Disfrute desta celebração de forma saudável e feliz mantendo como foco principal cuidar da sua saúde. Feliz Natal!

Comentário
0

Leave a reply

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De Segunda a Sexta – 07h00 às 22h00
Sábados – 09h00 às 21h00
Domingos e Feriados – 10h00 às 18h00

Todas as atividades encerram 30 minutos antes da hora de fecho.

Contacte o Clube

Morada: Parque Eduardo VII, 1070-099 Lisboa

email: marketing@clubevii.com
tel.: 213 848 300

Developed by Magaworks © 2015
© Clube VII, 2020
Todos os direitos reservados