27
08
2021

Tudo o que precisa de saber sobre o Tremoço

Os tremoços são dos aperitivos mais apreciados pelos portugueses durante o verão.

O tremoço, à semelhança de outras leguminosas, como o grão, o feijão, a lentilha, a fava ou a ervilha apresenta inúmeros benefícios para a nossa saúde e bem-estar. Contudo, o tremoço em natureza apresenta um aminoácido e alcalóides neurotóxicos. Estes são eliminados depois de cozidos e cobertos com água que deve ser mudada com frequência durante vários dias até perderem o seu sabor amargo original, com a eliminação dos alcalóides. A partir desse momento tornam-se no excelente alimento que todos apreciamos, rico em diversas propriedades nutricionais muito interessantes para a saúde.

O tremoço é um alimento com um reduzido valor energético (cerca de 70kcal num pires de 60g) o que o faz dele um aperitivo muito interessante face a outros do género. Na sua composição, encontramos cerca de 16g de proteínas por 100g, com uma boa qualidade e digestibilidade, e 5% de fibra. Caracteriza-se por ser pobre em gordura (cerca de 2% da sua composição) sendo esta, maioritariamente, mono e polinsaturada. Contêm ainda vitaminas, destacando-se o folato em quantidades substanciais, e sais minerais, como o cálcio, o potássio, o manganésio, o ferro e o zinco.

Contudo, o tremoço distingue-se das demais leguminosas pelo seu baixo teor em hidratos de carbono e por ser rico em proteínas (incluindo o aminoácido essencial lisina). Sendo também uma boa fonte de fósforo, cálcio, potássio, manganês, zinco, vitamina E e do complexo B (especialmente ácido fólico, essencial na gravidez).

No que diz respeito à composição em termos de gordura, a sua grande maioria – 86% -, é composta por gorduras insaturadas, nomeadamente ácido oleico, que é também encontrado no azeite, e ácido linoleico, mais conhecido por ómega 6.

Pelo seu conteúdo nutricional em proteína, o tremoço é frequentemente incluído em dietas vegetarianas, como substituto de proteína animal. Por outro lado, é isento de glúten, sendo bem tolerado por todos. A elevada presença de proteína, qualidade da fibra e o reduzido valor energético, fazem do tremoço um alimento muito interessante para aumentar a saciedade e a redução do apetite. 

O inconveniente do tremoço é elevada quantidade de sal proveniente da salmoura em que são conservados tantas vezes, chegando uma porção de 60g a atingir um quinto da dose máxima diária recomendada de sal que são 5g. Uma solução caseira é passar os tremoços por água corrente ou demolhá-los antes do seu consumo e quando os comprar embalados ler os rótulos e comprar os com menores teores de sal.

Benefícios dos Tremoços

  • Regulação da glicémia (açúcar do sangue), com vantagem para os diabéticos
  • Controlo dos níveis de colesterol, triglicéridos e da pressão arterial
  • Controlo do peso, através da regulação do apetite e do seu baixo índice glicémico
  • Estimulação e regulação do trânsito intestinal.
  • Proteção da flora intestinal saudável

Sugestões para ingerir tremoços:

  • Esteja atento aos rótulos – se comprar tremoço embalado opte pelo que tiver menor teor de sal;
  • Opte por embalagens conservadas em local fresco e que estejam ao abrigo da luz;
  • Em casa, conserve os tremoços no frigorífico, imersos no líquido de conserva ou em água com sal;
  • De forma a acrescentar-lhe sabor, conserve-os com ervas aromáticas (orégãos, tomilho);

Como ingeri-los de forma regular na sua alimentação:

  • Snack;
  • Como entrada da sua refeição, ao invés do habitual pão ou salgados;
  • Como ingrediente de saladas;
  • Como ingrediente de confeção de patês;
  • Através da farinha de tremoço, pode usá-lo na confeção de bolos, pães ou bolachas ou até mesmo na elaboração de pizas, sopas. 

Referências Bibliográficas:

https://www.lusiadas.pt/blog/nutricao-dieta/tremocos-serao-um-snack-saudavel

Comentário
0

Leave a reply

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Seg a Sexta7:00 – 22:30
Sábado9:00 – 21:00
Domingo10:00 – 18:00
Feriado10:00 – 18:00

Todas as atividades encerram 30 minutos antes da hora de fecho.

Contacte o Clube

Morada: Parque Eduardo VII, 1070-099 Lisboa

email: marketing@clubevii.com
tel.: 213 848 300


© Clube VII, 2020
Todos os direitos reservados